Mudanças no estilo de vida para baixar a pressão arterial

Um estudo com 14.392 indivíduos com pressão alta, seguido por 5-10 anos, descobriu que aqueles que adotaram um estilo de vida saudável junto com a medicação tinham um risco muito menor de sofrer ataques cardíacos e viveram significativamente mais do que aqueles que trataram sua pressão alta apenas com drogas (Jama Netw Open, 1 de Fevereiro de 2022;5(2):e2146118). Os fatores de estilo de vida estudados foram:
* não fumar
* comer uma dieta anti-inflamatória
* exercitar-se regularmente
* evitar excesso de peso
* dormir sete horas todas as noites

Mais de 1,13 bilhão de adultos em todo o mundo (Lancet, 2017;389(10064):37-55) e quase metade dos adultos dos EUA (116 milhões) tem hipertensão, definida como uma pressão arterial sistólica maior que 130 mm Hg ou uma pressão arterial diastólica maior que 80 mm Hg, ou atualmente tomando medicação para hipertensão (CDC Facts About Hypertension, 28 de Janeiro de 2020). Apesar dos muitos medicamentos para pressão arterial no mercado hoje, a incidência de pressão alta aumentou consideravelmente nos últimos 40 anos (Nat Rev Nephrol, 2020;16(4):223-237) e hoje causa mais de 10 milhões de mortes por ano (Jama Cardiol, 2017;2(7):775-781). Seguir um estilo de vida saudável pode ser mais importante do que apenas tomar medicação no tratamento da pressão alta (BMJ, 2019;364:l571; J Am Coll Cardiol, 2018;71 (19):E127-e248) porque reduz a pressão alta e o risco de ataque cardíaco (Nat Rev Cardiol, 2021;18(4):251-275). Há dados para mostrar que as pessoas que adotam um estilo de vida saudável sem tomar medicação têm menor risco de acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca, em comparação com aquelas que usaram medicamentos anti-hipertensivos, mas não aderiram a um estilo de vida saudável (J Hypertens, 2013;31(11):2158-2164).

Como Os Hábitos Anti-Inflamatórios Podem Reduzir A Pressão Arterial
A pressão alta pode ser causada por um sistema imunológico hiperativo (Hypertension Research, 7 de Abril de 2016;39:567-573). Quando um germe entra em seu corpo, seu sistema imunológico produz glóbulos brancos e produtos químicos chamados citocinas que se ligam e tentam matar o germe invasor, mas assim que o germe desaparece, seu sistema imunológico deve amortecer. Se o seu sistema imunológico permanecer ativo o tempo todo (chamado de “inflamação”), ele usa as mesmas células e produtos químicos para atacá-lo. A mesma coisa acontece quando o tecido é danificado; seu sistema imunológico usa as células e produtos químicos para ajudar a curar o tecido. Quaisquer germes invasores e qualquer coisa que danifique o tecido podem fazer com que seu sistema imunológico ligue e cause inflamação. Um sistema imunológico hiperativo pode contrair os vasos sanguíneos e impedi-los de se alargar, o que causa pressão alta. Todos com pressão alta devem adotar um estilo de vida anti-inflamatório para ajudar a tratar sua hipertensão, e pessoas sem pressão alta devem fazer o mesmo para ajudar a prevenir a pressão alta no futuro.

Seguindo uma dieta anti-inflamatória
* Alimentos anti-inflamatórios incluem vegetais, frutas, nozes, grãos inteiros (não moídos), grãos, café e chá e peixes oleosos, como salmão, cavala ou sardinha. Praticamente todas as frutas e vegetais são anti-inflamatórios porque contêm polifenóis que ajudam a protegê-lo da inflamação crônica, como a isorhamnetina, resveratrol, curcumina ou ácido vanílico encontrados em cebolas, açafrão, uvas e assim por diante (Br J Nutr, pode 28, 2016;115(10):1699-1710).

Os alimentos que causam inflamação (“alimentos pró-inflamatórios”) incluem bebidas adoçadas e alimentos com adição de açúcar, alimentos feitos com farinha e outros carboidratos refinados, alimentos fritos, carne de mamíferos, carnes processadas e leite, manteiga, margarina, encurtamento e banha. Veja alimentos anti-inflamatórios e pró-inflamatórios
Outros Hábitos De Vida Que Aumentam A Inflamação
Para a maioria das pessoas, corrigir uma dieta defeituosa é a mudança de estilo de vida mais importante para reduzir a inflamação, mas outros hábitos de vida não saudáveis também podem promover inflamação crônica. Os cientistas não elaboraram todos os mecanismos, mas parece que qualquer infecção, qualquer coisa que danifique as células do seu corpo ou qualquer coisa que promova níveis elevados de açúcar no sangue pode causar inflamação, como fumar, beber muito álcool, estar acima do peso, não se exercitar ou deficiência de vitamina D. Outras fontes de inflamação crônica incluem:
* exposição a raios X e outras radiações, incluindo luz solar excessiva
* exposição a produtos químicos nocivos, como certos inseticidas, herbicidas ou produtos químicos industriais
* uma infecção crônica em qualquer lugar do corpo

Minhas Recomendações
A pressão alta pode encurtar sua vida e, embora seu médico possa recomendar medicamentos, as mudanças no estilo de vida podem ser ainda mais importantes para diminuir sua pressão alta e prolongar sua vida.

Deixe uma resposta