Triglicerídeos altos são um importante fator de risco para ataques cardíacos e Diabetes

Ter níveis de triglicerídeos no sangue acima de 150 mg / dL (1,7 mmol/L) coloca você em maior risco de ataque cardíaco, derrame ou doença valvar cardíaca, mesmo que seus níveis de colesterol no sangue sejam normais (Eur Heart J, Dec 2021;42(47):4791-4806). Cerca de 10% dos norte-americanos sofrem de altos níveis de triglicerídeos. Triglicerídeos altos são freqüentemente encontrados em pessoas que:
* são diabéticos, obesos ou alcoólicos,
* tem pressão alta,
* ter danos no fígado,
* tem doença pancreática,
* tem doença renal,
* tem baixa função tireoidiana,
* tem distúrbios genéticos do metabolismo da gordura,
* tome betabloqueadores, pílulas anticoncepcionais, estrogênio, diuréticos ou drogas que suprimem a imunidade de uma pessoa

Você pode reduzir os níveis elevados de triglicerídeos no sangue com mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios, e com tratamentos prescritos estabelecidos, como fibratos, preparações de ácidos graxos ômega-3 e vários agentes biológicos (Eur Heart J, 2020;41(1):99-109c).

O Que Causa Altos Níveis De Triglicerídeos?
Quando os níveis de açúcar no sangue aumentam muito após as refeições, o açúcar é convertido em um tipo de gordura chamado triglicerídeos, de modo que os níveis elevados de triglicerídeos no sangue geralmente são causados por um alto aumento no açúcar no sangue após as refeições e geralmente significam que uma pessoa já é diabética ou pré-diabética(J Clin Endocrinol Metab, Oct 2011;96 (10):E1596-E1605). Aumentos elevados de açúcar no sangue após as refeições fazem com que o açúcar grude nas membranas externas de todos os tipos de células do seu corpo e, eventualmente, destrua essas células. Açúcar pode ficar com:
* células cerebrais, para causar demência
* células nervosas, para causar dor ou perda de sentimento
* células da matriz dos ossos, para enfraquecer os ossos e causar osteoporose
* o DNA das células, que pode causar o crescimento descontrolado que é câncer
* o revestimento interno das artérias, para formar placas
* placas que já se formaram, fazendo com que se rompam, levando a um ataque cardíaco ou derrame
É por isso que o diabetes tem tantos efeitos colaterais devastadores.

O açúcar no sangue em jejum Normal está abaixo de 100, mas um açúcar no sangue em jejum normal não exclui o diabetes porque ter um alto nível de açúcar no sangue após as refeições geralmente acontece mais cedo do que ter um alto nível de açúcar no sangue em jejum. Você sofre danos às células, mesmo que seus níveis de açúcar no sangue sejam normais quando você jejua, mas suba muito alto somente depois de comer. Muitos estudos mostram que ter um açúcar no sangue superior a 140 uma hora depois de comer uma refeição causa danos celulares e indica que você já é pré-diabético ou diabético (aterosclerose, 2016 Nov 17;256:15-20). Um alto aumento no açúcar no sangue após uma refeição faz com que seu fígado converta o açúcar extra em triglicerídeos gordurosos e um nível de triglicerídeos >150 geralmente significa que seu açúcar no sangue também é muito alto.

Quão altos triglicerídeos causam um fígado gorduroso
Quando você tem triglicerídeos altos, você usa seu bom colesterol HDL porque tenta protegê-lo Carregando triglicerídeos da corrente sanguínea para o fígado. Esta é a causa mais comum de um HDL baixo (abaixo de 40). Seu HDL o ajudou limpando o excesso de triglicerídeos da corrente sanguínea, mas o excesso de gordura se acumula no fígado para eventualmente formar um fígado gorduroso.

Seu corpo tenta protegê-lo de altos níveis de açúcar no sangue após as refeições que causam danos às células. Seu pâncreas libera insulina que reduz os níveis de açúcar no sangue, levando o açúcar da corrente sanguínea para o fígado. No entanto, se o seu fígado estiver cheio de gordura, ele não pode aceitar o açúcar e o fígado libera ainda mais açúcar de suas células para aumentar ainda mais os níveis de açúcar no sangue.

Como prever alto risco para Diabetes
Você está em alto risco de diabetes se o seu:
* triglicerídeos são superiores a 150,
* o açúcar no sangue é superior a 140 uma hora depois de comer uma refeição,
* bom colesterol HDL é inferior a 40.
Um ultra-som do seu fígado pode ser usado para mostrar se você tem excesso de gordura armazenada lá (“fígado gordo”).

Triglicerídeos também podem levar diretamente a ataques cardíacos
Ter triglicerídeos elevados no sangue também coloca uma pessoa em risco aumentado de ataque cardíaco porque os triglicerídeos podem penetrar no revestimento interno das artérias para iniciar a formação de placas nelas (Arterioscler Thromb, Nov 1994;14(11):1767-74). Uma vez que isso aconteceu, os triglicerídeos altos estão associados à inflamação que faz com que as placas se rompam e formem coágulos (Circa Res, 2014; 114:214-26) que causam ataques cardíacos (Mymensingh Med J, Jul 2004;13(2):185-7).

Outras razões para triglicerídeos altos
O documento ACC cobre as muitas outras condições médicas associadas a triglicerídeos altos, como diabetes mal controlado, doença renal crônica, artrite reumatóide ou baixa função tireoidiana. Muitos medicamentos também podem aumentar os triglicerídeos; verifique com seu médico ou farmacêutico.

Tratamento dietético para triglicerídeos altos
* Coma muitos vegetais, mas limite os vegetais de raiz amiláceos, como batatas e batatas doces
* Coma muitas leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja, amendoim) e nozes
* Coma grãos inteiros (não moídos) e restrinja grãos refinados (produtos de panificação, massas, arroz branco e assim por diante)
* Restringir a carne de mamíferos e carnes processadas.
* Coma frutos do mar duas vezes por semana ou mais
* Evite bebidas adoçadas com açúcar e adoçadas artificialmente
* Evite alimentos com adição de açúcar
* Restrinja o sal
* Restringir o álcool

Minhas Recomendações
Se os níveis de triglicerídeos no sangue em jejum forem maiores que 150, é provável que você seja pré-diabético ou diabético e suscetível a danos celulares causados por níveis elevados de açúcar no sangue. Se você tem uma barriga grande e nádegas pequenas, as chances são de que você já é diabético. Verifique com seu médico imediatamente e faça um programa de estilo de vida para curar diabetes e prevenir ataques cardíacos.

Deixe uma resposta